O Ensino da Arte do Judô

O projeto é desenvolvido em nove núcleos espalhados pelo Município de Joinville. É voltado para o ensino do judô para crianças, adolescentes e jovens adultos, como forma de incentivo para prática do esporte, prevendo contribuição social de diminuição da exposição de crianças e adolescentes ao contexto de risco social, primordialmente à criminalidade.

As aulas ocorrem em dois períodos, matutino e vespertino. São desenvolvidas em espaços parceiros, como Centros Sociais, Entidades executoras de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, associação de bairros e afins. Os módulos de aprendizado tem a duração de um ano e caso haja por parte do aluno atleta bom desempenho, assiduidade, rendimento escolar satisfatório, este é classificado para participação do segundo módulo e assim sucessivamente.

A avaliação é feita por intermédio da observância do colegiado, que é composto pela Diretoria do ISBE, professores e corpo técnico de profissionais (assistente social e/ou psicólogos). A atribuição dos professores é atrelada ao desempenho físico, estabilidade emocional e habilidade para a prática do judô, como também pela assistente social, que avalia aspectos como assiduidade, registros [ou não] de intercorrências relacionadas ao comportamento, faltas injustificáveis, rebaixamento de notas escolares, evasão escolar.

Os professores selecionados e voluntários do Projeto, são atletas de alto rendimento, formados pelo ISBE e que integram o Programa de Formação de Atletas. Até o momento, o projeto tem sido financiado por empresários da região, que imbuídos do estrito sentido de suas reponsabilidades sociais, contribuem com os custos da aquisição de quimonos, tatames, viagens para as competições.

A frequência nas aulas por parte dos alunos, é decorrente do desejo em se tornar um atleta do judô e da avaliação da assistente social do ISBE, em relação aos índices de vulnerabilidade social que possa estar exposto.

Programa Atletas de Alto Rendimento

O Programa de Atletas de Alto rendimento foi criado em 2008 pelo Ministério da Defesa do Brasil, em parceria com o Ministério do Esporte, com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. O ISBE em 2015, adotou a inspiração do Programa e por meio de uma metodologia própria, vêm preparando seus atletas para competições de renome e olimpíadas.

O ISBE possui estrutura física e logística para o desenvolvimento da preparação técnica dos seus atletas para participações em treinamentos e competições de judô e conta com uma equipe de profissionais técnicos, detidos de formação especializada, para orientação e acompanhamento deles.

Hoje o ISBE é um dos principais pilares na formação de atletas de alto rendimento para o município de Joinville, servindo como base das equipes de Olesc, Joguinhos e JASC, cedendo vários atletas para as seleções Estadual e Nacional.

ISBE - Inserção Social e Cidadania

Oferece eventos com capacidade de integrar a família, sociedade, governo e a iniciativa privada para desenvolver a inserção social e a cidadania entre as pessoas. O ISBE busca atender crianças em situação de vulnerabilidade nos bairros e periferias do município de Joinville (SC), com o intuito de oferecer aulas de judô em contra turno escolar minimizando assim o tempo ocioso das crianças fora da escola, contudo, desenvolver habilidades físicas e motoras para meninos e meninas na modalidade de judô. Esse trabalho auxilia na educação destas crianças no período escolar levando-os até os bancos universitários através de acompanhamentos pedagógicos pelos professores.

ISBE – Inclusão Social

O instituto ainda desenvolve um trabalho importante para a sociedade, onde apresenta uma atividade de inclusão social com crianças com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). O professor Paulo Sergio desenvolveu um método exclusivo para este trabalho, ao qual dentro deste sistema existe a participação e integração com os pais das crianças envolvidas durante as aulas.

Conheça Nossos Profissionais

Os mais dedicados profissionais dispostos a ensinar e contribuir para o avanço educacional das crianças e adolescentes do ISBE.

Vitor Bindemann

Presidente

Faixa Preta

Paulo Sérgio Silva

Departamento Profissional

Faixa Preta

Ricardo Tomasi

Diretor Técnico

Faixa Preta

Isley Mueller M. de Souza

Departamento de Patrimônio

Faixa Preta

Impacto Social

ISBE mudando a vida de crianças e adolescentes